top of page
Buscar
Camargo Diegues Advogados

PROJETO DE LEI VISA RETIRAR AINDA MAIS DIREITOS DOS CONSUMIDORES DE PLANOS DE SAÚDE


Está em estudo uma proposta de alteração da Lei 9.656/98 (Lei dos Planos de Saúde), que certamente irá retirar ainda mais direitos dos beneficiários (PL 7419/06).

Muitos dos direitos dos beneficiários de planos e seguros de saúde, são estabelecidos pela Constituição Federal, resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor e garantidos pela Justiça.

Esta proposta busca proibir a aplicação do Código de Defesa do Consumidor nos contratos de planos de saúde.

A alegação para tal proibição é que a judicialização da saúde causa um grande desequilíbrio orçamentário no setor e prejudica o próprio consumidor.

Assim, a saída encontrada pelos Deputados foi retirar ainda mais direitos dos Consumidores, favorecendo diretamente as operadoras e seguradoras de saúde.

Em nossa opinião, tal projeto consiste em um verdadeiro absurdo‼!

É impossível retirar direitos dos consumidores já fragilizados para favorecer as operadoras que, em sua grande maioria, buscam apenas o lucro com as negativas e dificuldades de atendimento de seus clientes.

Não há como se proibir a aplicação do Código de Defesa dos Consumidores nas questões relacionadas aos planos de saúde, uma vez que aqueles que os utilizam e deles dependem, DE FATO SÃO CONSUMIDORES e representam a parte hipossuficiente da relação jurídica estabelecida.

Entendemos que referido projeto de alteração da lei não será aprovado e, ainda que seja, não será aplicado pois a Justiça Brasileira não pode permitir tamanho absurdo com a retirada de direitos óbvios.

NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA SEJA RASGADA!!!

20 visualizações0 comentário
bottom of page